Público Alvo
Psicólogos
Estudantes de psicologia.
Temos discutido sobre a importância da formação do psicoterapeuta, graduado ou que está finalizando a graduação, no oferecimento de um trabalho adequado para minorias sociais: Entendemos que o desenvolvimento de competências multiculturais não é dado; deve ser cultivado.
Conteúdo
- O que é a prática da psicologia baseada em evidências
- Onde estamos nas TCCs e para onde vamos
- Por que pode ser importante o trabalho com competências?
- O que são competências culturais
- Por que o contexto importa?
- A conceitualização de caso sensível ao contexto
- O que é interseccionalidade
Informações
Data:
03 de julho
Horário:
14:30h às 16:30h
Gratuito
Professoras
CRP 05/46176
Psicóloga formada pela UFRJ, com atuação em Terapia Cognitivo-comportamental. Terapeuta do Esquema (Wainer Psicologia/ International Society of Schema Therapy). Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa Integrada do Estresse - LINPES/IPUB/UFRJ. Pesquisa questões relativas a racismo e promoção de saúde mental da população negra em terapia cognitivo-comportamental e terapia do esquema.
CRP: 05/51262
Mestra em psicologia pela UFRJ. Colaboradora do NUDS/IPUB/UFRJ (Núcleo de Disfunções Sexuais), pesquisa estereótipos sobre minorias sexuais e de gênero, sexualidade de pessoas LGBT e demandas específicas de pessoas transgênero.
CRP 05/50532
Mestre pela PUC-Rio. Pesquisa estresse de minorias, vulnerabilidade psicossocial e saúde mental de pessoas LGB. Atualmente é doutoranda no IPUB/UFRJ, e estuda possíveis efeitos negativos de um protocolo de manejo de estresse de minoria em clientes LGB.
CRP: 05/47616
Psicóloga formada pela UFRJ. Pesquisadora do Laboratório Integrado de Pesquisas do Estresse IPUB/UFRJ. Estuda questões relativas a violência doméstica e Transtorno de Estresse Pós-Traumático.